Meu Local
>> A história do bolo de casamento
fev.2016
29

A história do bolo de casamento

0

Dentre as muitas tradições da festa de casamento, talvez a mais importante seja aquela do bolo de casamento, pois é o momento mais aguardado e o ponto alto do evento. Mas como começou tudo isso?

Podemos rastrear sua origem até os tempos em que Roma era considerada o centro da civilização ocidental, pois há descrições de festas de casamento nas quais o bolo estava presente. A cerimônia era encerrada com o noivo quebrando uma fatia de bolo de trigo ou cevada na cabeça da noiva, como símbolo de boa fortuna. O casal então em seguida comia junto algumas migalhas, e depois os convidados pegavam para si também migalhas como lembranças de bom agouro.

Na Idade Média, em alguns lugares existia o costume de se fazer uma pilha enorme de doces temperados, a mais alta possível, e se os noivos conseguissem se beijar ficando em cima da pilha, isso era um bom sinal. No século XVII, tornou-se comum a chamada “torta da noiva”, que era grande e na qual estava escondido um anel. Todos convidados deviam pegar uma fatia, e a dama que encontrasse o anel era tida como a próxima a se casar.

Com o tempo, as famílias mais abastadas começaram a usar o açúcar em seus bolos de casamento, pois até o século XIX seu custo era muito elevado. A consagração do bolo de casamento utilizando cobertura branca de açúcar ocorreu por ocasião do casamento da Rainha Vitória com o Príncipe Albert, em 1840. Foi a partir desse acontecimento que o bolo de várias camadas começou a ser realmente chamado de “bolo de casamento”, tornando-se uma peça do casamento com personalidade própria.

a-história-do-bolo-de-casamento-03

A tradição do bolo com várias camadas (“andares”) continua até hoje, com detalhes decorativos tradicionais e românticos, e geralmente de forma redonda. A massa pode ser de pão-de-ló, a qual pode ser recheada com ganache, brigadeiro, e doce de leite, com ou sem frutas cristalizadas.

a-história-do-bolo-de-casamento-02

O bolo, por ser uma peça central da cerimônia, deve se harmonizar com toda estética planejada, pois é para ele que todos os olhares vão se voltar naquele momento em que os noivos partem a primeira fatia, atingindo o clímax da festa. Uma boa escolha do bolo de casamento é a continuação de uma tradição milenar, que sempre procurou trazer boa sorte e felicidades ao novo casal, iniciando assim sua nova vida sob o melhor dos auspícios.

COMENTE AQUI no Facebook ou Google Plus