Meu Local
>> Como escolher o convite de casamento
fev.2016
05

Como escolher o convite de casamento

0

O convite do casamento é algo especial que deve ser feito com todo carinho e cuidado, pois afinal essa é uma data de grande importância. Há convites para todos os tipos de casamentos, desde aqueles de estilo clássico até os modernos e criativos! Por isso, é importante definir o mais cedo possível o tema da festa.

O casamento é um grande acontecimento, pois envolve muitos detalhes que devem ser pensados de antemão, como o estilo adotado, o horário, a igreja, só para mencionar alguns itens. O convite deve, portanto, ser escolhido de acordo com toda a estética planejada para o evento.

Hoje em dia, torna-se indispensável a ajuda de um profissional, o que também pode ser feito através de uma assessoria de casamento, para se conseguir alguém que realmente possa organizar tudo.
Uma das primeiras dúvidas da maioria dos noivos é a de como colocar o nome dos convidados nos convites: deve se por “ao Sr. e Sra”, ou “aos amigos”?

Tudo mudou, e hoje em dia as coisas podem ser feitas de modo mais informal.
Pode-se usar “Sr. e Sra.” apenas para pessoas mais idosas, acostumadas com casamentos de outros tempos.
Para casais formalmente casados, o nome do homem deve vir antes daquele da mulher.
Quando o convite se dirigir a uma família, pode se usar “ao nome do homem e família”.

Por que contratar um bom profissional?

É necessário escolher as cores, elementos que vão compor o convite, o estilo, e principalmente qual tipo de letra, de formato clássico, romântico, moderno ou outro. Isso dependerá muito do local onde se realizará o casamento e de todo projeto estético do mesmo.

Alguns exemplos:

Casamento de dia: Quer seja em um campo em uma chácara, ou um em lugar com muita natureza.
Uma boa ideia é criar um convite mais rústico, sugerindo aos convidados de antemão todo ambiente onde a festa acontecerá, cercado de verde e sob a luz do dia. Isso sugere um estilo simples, singelo e delicado.
Alguns detalhes podem alterar totalmente a estética, portanto nada de muitas cores, pois a simplicidade é o que fará sua beleza.

Convites para casamentos na praia: Nesse ambiente ao ar livre, a cor predominante é o azul do céu e do mar, portanto é uma boa ideia usá-la sugerindo o local da festa.
Por exemplo, que tal uma garrafinha com detalhes azuis ou um convite em forma de ondas, ou algo com estrelas do mar?
Convites de casamento para um casal mais moderno: explore a liberdade para liberar a criatividade no convite.
Use muitas cores, misture fontes com formatos bem diferentes, isso o deixa com um visual bem moderno.

Veja aqui alguma ideias e inspire-se:

convites-de-casamento-classico1

convites-de-casamento-classico2

convites-de-casamento-rustico

convites-de-casamento-rendas

convites-de-casamento-casamento-praia

convites-de-casamento-moderno-chique1

convites-de-casamento-moderno-chique2

convites-de-casamento-pretinho-basico

convites-de-casamento-criativos

Ao se fazer contato com os fornecedores, não se deve esquecer-se de perguntar sobre todos os detalhes para não deixar de lado nada importante. Devem ser feitas perguntas do tipo:

— Podem ser feitos modelos personalizados?
— Qual prazo de entrega?
— Pode ser feito em caligrafia?

É importante definir também o tipo de papel usado, pois dessa forma, os noivos não terão o trabalho de também ter de procurar o papel necessário ao convite escolhido.

Também deve se exigir acesso a uma “prova” do convite, ou seja, os noivos têm de dar um OK final antes da impressão na gráfica. Pode parecer desnecessário falar sobre isso, mas o fato é que existem empresas que não oferecem esse serviço, o que pode causar uma grande dor de cabeça e decepção aos noivos ao receberem uma coisa totalmente diferente do que foi imaginado e combinado, e aí ser tarde demais para mudar.

Deve-se também deixar bem clara a forma de pagamento ao fornecedor, de preferência através de contrato ou pelo menos nota fiscal. Nunca contrate um serviço desse tipo só com base em acordo verbal.

É também necessário perguntar como se fará no caso de se necessitar de mais convites, qual seria o custo e o prazo para a entrega. Em um evento como o casamento, que tem data marcada, os prazos para a entrega dos diferentes produtos são fundamentais, pois o atraso de um único item pode prejudicar a festa.

Depois prontos, os convites serão distribuídos aos convidados para o grande dia.

O convite normalmente deve ser entregue três meses antes da cerimônia.

O melhor é entregá-lo em mãos, pois de certa forma é um carinho pelo qual você demonstra que se importa e ficará feliz com a presença dos convidados.

Para os que não puderem entregar pessoalmente e tiverem de enviar pelo correio, é sempre bom ligar antes para a pessoa, demonstrando apreço e fazendo questão de sua presença. Com atitudes como essa e sua energia positiva você terá sem dúvida uma festa inesquecível!

 

COMENTE AQUI no Facebook ou Google Plus