Meu Local
>> Planejando uma festa infantil
mar.2016
09

Planejando uma festa infantil

0

As festas infantis são uma ocupação constante na vida dos pais, que as organizam todos os anos — e, frequentemente, mais de uma vez. É sempre uma satisfação quando se vê o resultado, com crianças alegres se divertindo com os amigos em mais uma ocasião inesquecível em sua vida.

Hoje em dia, as festas podem ser bem mais sofisticadas do que no tempo dos pais, e, dependendo do orçamento, são oferecidas várias opções para incrementar o evento. Definiremos a seguir algumas etapas formando um roteiro, que pode ser adaptado conforme a necessidade. A ideia é a de estruturar todo processo de organização, de modo que todos os pontos importantes sejam cobertos, garantindo assim seu sucesso.

1) Primeiro, defina qual será o tema da festa com o aniversariante: o que ele ou ela gostaria em seu aniversário? Tema de super-heróis? Conto de Fadas? Várias idéias são possíveis, ou até mesmo uma festa sem tema, caso não haja uma preferência específica.

2) Consulte o orçamento disponível. Não adianta planejar coisas mirabolantes se não vai dar para pagar. É sempre possível fazer uma festa maravilhosa dentro de limites financeiros, a chave do sucesso é planejar com antecedência.

3) Uma vez definida a quantia disponível, deve-se agora determinar o local da festa e o número de convidados esperado. Várias escolhas são possíveis: Na própria casa, em um Salão de festas, que pode ser do próprio prédio (caso o prédio tenha) ou então alugado, ou outro espaço de festas alternativo. Devem ser tomadas algumas providências com antecedência: no caso do salão ser no próprio prédio, deve se reservar uma data com o condomínio, e possívelmente também o dia anterior para dar tempo de arrumar a decoração e outros ítens. Deve-se também ficar atento ao horário da festa, para não causar transtorno aos outros moradores por conta do barulho. No caso de se utilizar um salão de festas alugado, deve-se inspecionar o local antes e fazer a reserva com o máximo de antecedência. Outro detalhe que não deve ser esquecido é que, dependendo da época e local do aniversário, pode estar fazendo muito calor, daí ser preferível contratar um salão que disponha de ar-condicionado, para garantir o conforto dos convidados.

4) Envie os convites com no mínimo 15 dias de antecedência, de preferência um mês antes ou mais.

5) Alimentação: será feita pela família ou será contratado um serviço de buffet? Se for utilizado o serviço de profissionais, procure recomendações entre amigos e pessoas que já o utilizaram. Uma equipe competente organizará tudo de acordo com sua vontade, dimensionado a oferta de alimentos de acordo com o número de convidados e oferecendo opções que agradem a todos. Se você mesma providenciar a alimentação, pense nas seguintes proporções: para as crianças, 8 salgados, 4 docinhos, 6 copos pequenos de refrigerante e para os adultos 9 salgados, 5 docinhos, 7 copos pequenos de refrigerante. Isso pode variar bastante e ser adaptado para outras situações, mas já dá uma ideia de quanto será necessário.

6) Planeje e execute a decoração de acordo com o tema escolhido. Você pode fazer você mesma, ou então contratar uma firma especializada, que se encarregará de tudo. A mesma empresa pode oferecer o serviço de animadores, e também a instalação de brinquedos e outros ítens para a diversão das crianças.

7) Procure contratar os serviços de fotografia e filmagem, que são uma garantia de ter uma recordação durável e de qualidade, o que nem sempre acontece quando isso é feito por parentes e amigos. A fotografia profissional é um verdadeiro seguro contra possíveis falhas.

8) Providencie a confecção do bolo de aniversário, muito importante, e que deve ser visto com antecedência. Defina o tamanho do bolo de acordo com o número de convidados esperado e contrate de preferência uma empresa ou pessoa recomendada, caso você mesma não faça o bolo.

Essas são apenas algumas recomendações, mas a observação desse pequeno roteiro poderá lhe ajudar no sucesso de sua festa. Serão necessários vários ajustes e dar atenção aos detalhes, mas planejando e executando com antecedência você presenteará seu filho com mais um momento inesquecível em sua vida.

COMENTE AQUI no Facebook ou Google Plus